🔴Jejum intermitente é mais efetivo que a restrição calórica para perda de peso?🔴

Esse foi o tema do artigo que foi publicado na JAMA em maio/2017, cujo o título em ingles: “Effect of Alternate-Day Fasting on Weight Loss, Weight Maintenance, and Cardioprotection Among Metabolically Healthy Obese Adults: A Randomized Clinical Trial.”

🚩Dentre as estratégias mais atuais de#restriçãocalórica com foco na #reduçãodopesocorporal destaca-se a crescente popularidade da dieta do #jejumintermitente, porém nenhum ensaio clínico randomizado de longo prazo avaliou sua#eficácia.
🚩A amostra foi composta por adultos #obesoscom idade entre 18 e 64 anos e índice de massa corporal médio de 34.
Os participantes foram divididos em três grupos: 1) jejum intermitente (25% das necessidades energéticas em dias de jejum, 125% das necessidades energéticas em dias alternados), 2) restrição calórica (75% das necessidades energéticas todos os dias), ou 3) controle sem intervenção.

🚩Os níveis energéticos recomendados foram plenamente atingidos pelos participantes do grupo de restrição calórica, porém no grupo de jejum intermitente os participantes comiam mais do que o prescrito em dias de jejum e menos do que o prescrito em dias em que não havia jejum.

🚩Não houve diferenças significativas entre os grupos de intervenção nos valores de#pressãoarterial, frequência cardíaca, triglicerídeos, #glicemia e #insulina de jejum,#resistênciaainsulina, proteína C reativa ou homocisteína nos meses 6 ou 12. ( ou seja, não é um milagre)

🚩Em comparação ao grupo de restrição calórica, os níveis médios de #colesterol de lipoproteína de alta densidade no grupo de jejum intermitente aumentaram significativamente no mês 6, mas não no mês 12.

🚩Por outro lado, os níveis médios de colesterol de#lipoproteína de baixa (Colesterol ruim) densidade foram significativamente elevados no mês 12 no grupo de jejum intermitente em comparação ao grupo de restrição calórica.

☡☡☡Os #pesquisadores concluíram que o jejum intermitente não foi superior a uma dieta de restrição calórica diária, considerando a aderência à dieta, perda e manutenção do peso ou cardioproteção.

Autores: Trepanowski JF, Kroeger CM, Barnosky A, Klempel MC, Bhutani S, Hoddy KK, Gabel K, Freels S, Rigdon J, Rood J, Ravussin E, Varady KA.