A comida japonesa parece perfeita para quem está de dieta, certo? Não é bem assim…. A comida japonesa não tem poucas calorias na maioria das vezes. Muito shoyo ou muito cream cheese são elementos que podem transformar esse tipo de comida em uma bomba calórica. Tome cuidado! Hot holl, rolinhos podem estar cheios de gordura e calorias! Esses molhos temperados que você adora colocar no seu sushi? O molho shoyu é cheio de sódio, que causa inchaço. E cuidado com o tempurá! Essa casca crocante frita vai direto para as suas coxas!

O excesso de carbohidratos impera!!! O arroz usado em entradas e também nos acompanhamentos e na preparação de sushi. Embora tenha pouca gordura, ele é rico em carboidratos simples. Carboidratos simples fazem os níveis de açúcar no sangue subirem rapidamente, o que leva a uma liberação rápida de insulina – um hormônio que armazena gordura. Péssimo para os diabéticos. Ingestão regular de carboidratos simples pode causar ganho de peso e inutilizar esforços para perda de peso.

Arroz branco, algumas vezes chegando a ser 75% do prato. Ele é altamente processado, fazendo com que perca as vitaminas, minerais e fibra, sendo que a última é importante para manter a saúde do sistema digestivo — e por nos encher. Arroz de sushi não é apenas cozido em água, ele também contém quantidades consideráveis de açúcar, além de vinagre de arroz adocicado. Além da gordura de determinados ingredientes, a maioria dos especialistas culpa a grande quantidade de arroz quando afirmam que comida japonesa engorda.

E o shoyu é vilão também? É o que precisa de mais cuidado ao consumir. Quanto ao valor calórico, varia de 7 kcal por colher de sopa à 26 kcal, mas a maior preocupação não é com relação às calorias e sim com relação ao sódio, pois algumas marcas chegam a apresentar 646 mg de sódio por 10 ml, sendo que o recomendado pela OMS é que o consumo não ultrapasse os 2 g por dia. Deve ser consumido moderadamente por todos, mas especialmente por aqueles que apresentam hipertensão arterial ou retenção hídrica. O ideal ao comer sashimis ou sushis é dar uma leve passada do peixe no shoyu e não mergulhá-lo completamente, o correto é colocar apenas uma pequena quantidade no pratinho evitando assim o consumo excessivo.

Algumas dicas para que você ganhe menos calorias, afinal de contas é uma delícia comida japa!!! Escolha sashimi ao invés de shushi. Opte por um rolinho de atum com vegetais e use um pouquinho de molho shoyu, somente para dar sabor. Você ainda ficará satisfeito ao final da refeição!
Tenha cuidado quando comer para monitorar as calorias da sua comida japonesa. Para aperitivo, escolha uma sopa de missô, uma salada com molho de gengibre ou uma salada de algas. Alga está recentemente sob os holofotes como como um poço de nutrição, rica em vitaminas, minerais e fibras solúveis que te ajudam a se manter cheio com poucas calorias.

Para entrada, escolha sushi que não é frito ou cheio de cream cheese, e você evitará muitas calorias. Tenha cuidado com a quantidade de arroz que consume nos sushis, ela pode aumentar rapidamente.