Composição corporal é o conjunto dos componentes que formam a massa corporal. Tal variável é de suma importância para prescrição de rotinas de treinamento e para avaliação de evolução do paciente ou atleta.

A composição corporal pode ser dividida seguindo vários modelos, sendo eles, segundo HEYWARD e STOLARCZYK, (2000):

Modelo 2 componentes: Gordura e Massa Isenta de Gordura (MIG);

Modelo 4 componentes (Químico): Gordura, água, proteína e mineral;

Modelo Fluido Metabólico: gordura, fluido extracelular, fluido intracelular, sólidos intracelulares e sólidos extracelulares;

Modelo 4 componentes anatômico: tecido adiposo, tecidos moles (músculos não esqueléticos), músculos esqueléticos e ossos.

Existem diversas formas de avaliar a composição corporal, e tais métodos são divididos em três grupos: Métodos Diretos, Indiretos e Duplamente indiretos (MARTIN, DRINKWATER, 1991).

Método Direto

O método direto, apesar de apresentar elevada precisão, tem rara utilização por consistir na análise é realizada por dissecação física ou físico-química de cadáveres.

Método Indireto

As técnicas indiretas são precisas, possuem uma limitada aplicação prática e um alto custo financeiro. São utilizadas principalmente para validar as técnicas duplamente indiretas. Normalmente utilizadas para um menor número de avaliados.

Método Duplamente indireto

Procedimentos laboratoriais oferecem estimativas muito precisas sobre os componentes de massa de gordura e massa livre de gordura sendo a primeira opção para a análise de composição corporal. No entanto, em razão do alto custo dos equipamentos, da sofisticação metodológica e das dificuldades em envolver os avaliados nos protocolos de medida, sua utilização tem sido limitada. Assim, houve maior encorajamento ao emprego do método antropométrico para analisar a composição corporal devido à sua simplicidade, inocuidade, relativa facilidade de interpretação e menores restrições culturais(24).

As técnicas duplamente indiretas tem menor rigorosidade, no entanto apresentam melhor aplicação prática e menor custo financeiro, sendo a melhor escolha para grandes populações

Fonte: cienciadotreinamento.com.br/2015/06/o-que-e-composicao-corporal/#sthash.QgCiXvp2.dpuf